domingo

Este xale pode te tornar ainda mais especial!!!!

Material:
10 novelos de 100gr na cor uva (ou de sua preferência)
agulha para tricô nº6
agulha para crochê nº6
Dimensões: Largura: 2m aproximadamente.
Tensão do Ponto - 4pts x 6 carr = 5cm medidos sobre ponto jérsei.
Ponto Ajur:
1ºcarr - *1m., laç; rep. do * até o fim, terminando com 1m.
2ºcarr - em m., deixando cair as laç. Repita estas 2 carr para formar o pad
pt trançado grande (feito sobre 16 pts) - 1º e 3ºcarr: 2m., 1t., 1m., 1t., 6m. (para formar a trança), 1t., 1m., 1t., 2m.
2º e carr pares: acompanhando o pt m. sobre m., t. sobre t., mas trabalhando o 1º e o último pt sempre em m. 5º e 6º carr: 2m., 1t., 1m., 1t., deslize os seg 3 pts para uma agulha auxiliar e deixe nas costas do trabalho, 3m., e então, 3m nos pts da agulha auxiliar, 1t. 1m., 1t., 2m. Rep o pad trançado a partir da 1º carr.
Ponto trançado pequeno (feito sobre 12 pts.): como o pt trançado grande, mas trabalhando os dois lados da trança como segue: 2m., 1t., 6m. (para formar a trança), 1t., 2m.Execução:
O xale é feito em partes separadas, isto é, duas partes laterais e iguais, uma tira central e uma tira de arremate. Para as duas partes laterais, trabalhe como segue: monte 72 pts e trabalhe 4 carr em cordão de tricô e 8 carr em pt ajur, dim 1 pt de um lado, cada 4 carr. Quando restarem 58 pts., arremate 2 pts cada 2carr; quando restarem 48 pts, arremate 3 pts cada 2 carr; e quando restarem 31 pts. arremate 4 pts cada 2 carr, até acabarem os pontos. Faça a outra parte da mesma maneira, invertendo as formações.
Tira central - Monte 16 pts e trabalho no pt trançado grande, até obter o mesmo comprimento da parte lateral, medido na beirada sem diminuição. Arremate. Costure esta tira entre as duas partes laterais, com pts. invisíveis, e, para a tira do arremate, monte 12 pts e trabalhe no pt trançado pequeno, até obter a largura do xale. Costure a tira na posição. Faça uma carr de ponto baixo ao redor do xale. Carr seg.: *7 corr., pule 3pb 1pb nopb seg; rep do * até o fim, 7corr, volte.Carr seg.: *1 pb na seg alça, 7 corr; rep do * até o fim. Arremate.Franja - Corte pedaços de lã com 40cm e, pegando 4 fios juntos de cada vez, prenda-os com nós ao longo das alças da beirada em crochê, como mostra a foto.

Bom, esta aí uma receita bem diferente de xale e para quem quer encarar o desafio de fazer tranças....trabalhoso, porém com uma peça única!!!

2 comentários:

  1. ESSA MINHA MÃE!!

    SEMPRE MARAVILHOSA, COMO EM TUDO Q ELA TOCA E FAZ !!!

    TE AMO

    ResponderExcluir
  2. Exatamente.........como você por exemplo. Foi feita em mim e tocada por DEUS!

    ResponderExcluir